Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
2
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Rui Pereira

O ópio do povo

A haver ópio do povo, ele será hoje, provavelmente, o futebol e não a religião.

Rui Pereira 7 de Maio de 2016 às 01:45
É conhecida a afirmação de Marx (inserida na ‘Crítica da Filosofia do Direito de Hegel’) segundo a qual "a religião é o ópio do povo". Tal proposição não constituiu um enunciado científico inócuo, tendo implicado, desde a primeira hora, uma declaração de guerra: "A abolição da religião, enquanto felicidade ilusória dos homens, é exigência da sua felicidade real."

A tese de Marx tem que se lhe diga. A pergunta que logo ocorre é esta: afinal, o que é a "felicidade real"? Uma pessoa é "realmente" mais feliz por comer um bife ou por acreditar na vida eterna? É claro que um ateu dirá que o bife, ao contrário da vida eterna, existe mesmo e permite preservar a vida terrena. Porém, seja como for, é difícil definir ou medir a felicidade.

De todo o modo, a haver ópio do povo, ele será hoje, provavelmente, o futebol e não a religião, fustigada pela crise de vocações, pelo refluxo de fiéis e por um débito geral de espiritualidade. O futebol, esse nunca esteve tão na mó de cima, no mundo como em Portugal, com adeptos do Benfica e do Sporting embrenhados num final de campeonato digno do melhor Hitchcock.

A comunicação social não pode deixar de corresponder ao interesse do público, esquadrinhando os mais ínfimos pormenores. E os espíritos mais críticos do fenómeno tribal (como Pulido Valente, que o descreveu como tentativa de enfiar uma bola num "camaroeiro gigante", ou Óscar Mascarenhas, que lhe chamou "coice em cuecas") assistem atónitos ao desvario coletivo.

Não faltará quem responsabilize a mão invisível do capitalismo e os "media" por esta ocupação do espaço público pelo futebol (cérebros maliciosos estarão a conspirar para que os trabalhadores se esqueçam dos seus verdadeiros problemas). Cruel engano: as depressões não são causadas por antidepressivos e, sem o futebol, não conquistaríamos a "felicidade real".
Marx Hegel Portugal Benfica Sporting Pulido Valente Óscar Mascarenhas futebol comunicação social
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)