Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
8
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Rui Pereira

Somos cristãos

Somos todos cristãos, por nos revermos na mensagem de Cristo.

Rui Pereira 6 de Agosto de 2016 às 00:30
"Vade retro Satana" (afasta-te, Satanás): terão sido estas as últimas palavras proferidas por Jacques Hamel, padre francês de oitenta e quatro anos, assassinado por jovens terroristas "orientados" pelo Daesh (que não tardou a reivindicar o atentado), enquanto celebrava missa numa igreja da Normandia. Na hora do martírio, Hamel quis alertar-nos para o horror do mal.

Na verdade, um atentado tão repugnante está perto do mal absoluto. Um padre já ancião, que reza pela Paz, é ajoelhado à força e degolado no altar, perante freiras e outras pessoas indefesas, por terroristas que filmam friamente a façanha. Neste contexto, a invocação da grandeza de Deus (Allahu Akbar) é sórdida, abjeta e, numa ótica religiosa, uma rematada blasfémia.

Mas não basta dizer que tais atentados não são justificados pelo Islão. É necessário recordar o óbvio: nenhuns valores, humanos ou divinos, os legitimam. A conotação religiosa, com a sua vocação justificante, até deveria ser excluída do relato destes atos criminosos, que podem ser atribuídos ao "terrorismo global", com especificação de cada organização responsável.

Porém, o Padre Jacques Hamel não disse toda a verdade. Os terroristas são feitos da massa dos homens que Cristo pretendeu redimir e aos quais recomendou o perdão, em vez da vingança taliónica. Os atentados são tão humanos e tão bárbaros como os crimes praticados no Calvário, que mereceram do Crucificado um apelo ao perdão divino, em nome da ignorância dos autores.

Nas páginas do CM, o Padre Calado Rodrigues insurgiu-se por se não ter ouvido, perante o atentado, um grito de solidariedade semelhante ao do "Charlie Hebdo". Com efeito, perdemos uma boa oportunidade para afirmar que somos todos cristãos, independentemente das diferenças religiosas, no sentido de nos revermos numa mensagem tão humanista e atual como a de Cristo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)