page view
Ricardo Rio

Ricardo Rio

Economista

Parcerias na Saúde

27 de outubro de 2016 às 01:45

As Parcerias Público-Privadas (PPP) na Saúde surgiram no nosso País atravessando Governos de diferentes quadrantes políticos.

Na base de tais iniciativas, a incapacidade do Estado para concretizar um arrojado plano de investimentos em infraestruturas hospitalares que visava alargar a cobertura a mais zonas do território e renovar equipamentos que não serviam cabalmente as populações abrangidas e a perspetiva de que uma gestão privada introduzisse ganhos de eficiência e redução de custos para o Estado.

Ao longo dos anos, o processo – que teve o cunho inovador de incluir a própria gestão dos serviços clínicos – teve concretizações várias e desenlaces heterogéneos, nem sempre bem-sucedidos.

Mas cada caso é um caso. E se muitos tiveram em comum o subfinanciamento decorrente do esmagamento das condições apresentadas a concurso pelos privados ou a impossibilidade de aproveitamento ao máximo da capacidade instalada e de criação de novas valências, houve também resultados palpáveis e sensíveis pelas populações.

Pelo que também as Comunidades e os seus diferentes agentes deverão ter uma palavra a dizer aquando do processo de avaliação da continuidade de tais PPP.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mercado de Inverno

Autárquicas produziram um muito maior número de Executivos Municipais sem maioria absoluta.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8