“Insiste a chanceler que a União Europeia não deve dar maus exemplos a portugueses e irlandeses”
O meu amigo Zé dos Pneus costumava dizer, meio sério, que passava a vida cheio de dúvidas e, por isso, nunca se enganava. Parte desta meia verdade nunca foi verdade na cabecinha pensante do chefe do Eurogrupo com ar míope e nome impronunciável. Notou--se-lhe o ar sem sombra de dúvidas ao dizer que a Grécia, a bem ou a mal, tinha de cumprir os planos de austeridade. Senão, os gregos iam para a miséria. Depois, já cheio de dúvidas, espelhou o seu nervoso miudinho quando percebeu que o Governo de Tsipras não é de lançar a toalha ao tapete, ao decidir um referendo sobre "sim" ou "não" a nova pancada de austeridade. Se isto não é Democracia... Para já, a Europa treme, os bancos estremecem e as Bolsas arrepiam--se. Pelo meio, os impérios contra-atacam. Putin já deu uma palavrinha a Tsipras e Obama terá dito uns palavrões a Merkl. Imagina-se a conversa telefónica entre Barack e Angela.
- Hi Angela! Precisamos de falar da Grécia!
- Senhorrr Presidente! Mas esses gregos...
Obama impaciente.
- Não quero falar dos gregos, quero falar da Grécia!
-Pois! Mas os gregos não querem pagar o que devem...
-Angela, my dear! Se não querem não pagam! O que está em causa é a Grécia, esse país de sol e Democracia, ali tão pertinho da Rússia! You know what I mean?!
Angela, que emprenha de ouvido com as teimosias do seu ministro Schäuble, não está a entender muito bem a conversa do americano do Hawai. Insiste a chancheler que a União Europeia não deve dar maus exemplos a portugueses e irlandeses, nem sequer a espanhóis e italianos. Obama solta palavrão afro--americano, seguido de puxão de orelhas.
- Angela! Quem vos mandou emprestar dinheiro aos gregos?! Agora desenrasquem-se!
- Senhorrr Presidente! E os bancos? E os juros da dívida? E as Bolsas?! E o euro a cair...
- Problema vosso! O meu problema é a Grécia, ali tão perto da Rússia. E temos lá as nossas bases militares. O Putin até se está a rir...
Angela funga com sonoridade.
- Vocês, americanos, escutam tudo! Até já escutaram três presidentes franceses! Por que é que não escutaram a conversa do Putin com o grego?!
- Escutamos pois!
- Ai escutaram?!
- Escutamos! Apenas no quadro da luta antiterrorista...
- E a que conclusão é que chegaram?
- A nenhuma! O Putin só falava em cavalos e numa tal Tróia. O Tsipras soltava umas gargalhadinhas… Estamos cheios de dúvidas!