Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
1
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco José Viegas

Blog

Nos EUA celebrou-se o Small Business Saturday, dedicado às pequenas lojas – e às livrarias independentes.

Francisco José Viegas 2 de Dezembro de 2014 às 00:30

Nos EUA celebrou-se o Small Business Saturday, dedicado às pequenas lojas – e às livrarias independentes. Barack Obama e as suas filhas foram às compras a uma livraria de
Washington, a Politics & Prose (bem agradável, de resto, com o seu cafezinho onde se pode conversar e folhear os livros). As escolhas foram boas (as imagens correram mundo), revelam continuidade de hábitos de leitura – história, política, romance histórico entre 17 livros comprados. Sim, uma parte disto é plástico, imagem; mas Obama, tirando ser bom ou mau presidente, foi sempre um bom leitor, basta rever as entrevistas antes de chegar à Casa Branca.

A ideia, aqui, foi outra: dar o exemplo. Num mundo controlado pela televisão e derivados, pela fama e pelo desporto, os livros continuam a obrigar o mundo a parar por instantes. Em geral, os políticos apreciam "a cultura", porque augura prestígio, mas o melhor é dar exemplo de vida.

Citação do dia

"Espero que no próximo ano o mais antigo feriado civil português volte a ser o que já foi"

Pedro Correia, no blogue Delito de Opinião

Sugestão do dia

Está disponível o livro de José Tolentino Mendonça sobre interpretação bíblica, A Leitura Infinita (Paulinas). Tolentino tem um talento extraordinário para falar da beleza das coisas e para contagiar a nossa inquietação

Ver comentários
C-Studio