Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
1
27 de Setembro de 2008 às 09:00

Evidentemente que uma coisa é o peso político de Manuela Ferreira Leite e outra, bem diferente, o da dupla Manuela Ferreira Leite-Cavaco Silva. Julgo que até agora muitas têm sido as tentativas de envenenamento das relações entre sócrates e o Presidente da República e poucos têm sido os resultados dessa intriga. Cavaco vai-se desviando, com bastante argúcia, dessas armadilhas... e a ‘caravana vai passando’, sem atribulações de maior, para salvaguarda dos interesses do País, como é bom exemplo a leitura explícita que faz sobre a área da educação, elogiando sem reticências o trabalho desenvolvido pelo Governo.

A magistratura da influência do Presidente da República é um dos poderes mais emblemáticos do inquilino de Belém com resultados políticos muito sensíveis. Essa influência tem-se exercido com moderação e em situações justificadas e é sempre exercida na direcção do Governo, que, em regra, vai acautelando e tomando boa nota das palavras do Presidente da República. Tem havido, assim, uma coexistência pacífica e uma cooperação institucional, de méritos repartidos, entre Presidente da República e Governo.

Entendo, de resto, que a intervenção moderadora do Presidente da República é um requisito precioso do sistema político português. Mas permitam-me que tome a liberdade de sugerir ao Presidente da República uma interpretação mais alargada da sua magistratura de influência, explorando melhor, em tempos difíceis, a sua enorme influência junto da população portuguesa. Uma palavra do presidente bastará em muitas ocasiões para travar acções de desvario em que se envolveram muitos actores sociais como, por exemplo, a CGTP.

Os exemplos podiam multiplicar-se sobre as confederações patronais, os actores sociais nas diversas e muitas entidades que perdem aderência à realidade. O PR pode ainda aprofundar mais a sua influência se alargar os seus alvos. Num primeiro tempo, o Governo, sem dúvida alguma. Num segundo tempo, outros parceiros sociais históricos que andam arredios das importantes causas de interesse nacional.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)