Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
1
16 de Abril de 2006 às 00:00
A SIC promoveu os últimos episódios de ‘Alma Gémea’ referindo-se à “melhor novela da década” – o que merece uma reflexão atenta por se tratar de um facto que, embora podendo não parecer, é grave. E é grave porque o responsável que se decidiu por esta classificação sabe, perfeitamente, que ‘Alma Gémea’ não é a melhor novela da década. E se não sabe… então o caso é ainda mais grave.
Partindo do princípio que o autor da promoção até tem conhecimento que, nesta década, já existiram novelas muito melhores, então o que se conclui é que se optou deliberadamente por fazer publicidade enganosa, tomando por ignorantes telespectadores, concorrentes e anunciantes. No fundo, tomando o mercado por uma coisa desatenta.
Mas há ainda muito para saber: quem considera, afinal, ‘Alma Gémea’ a melhor novela da década? O responsável pelas promoções? O director da estação? A própria SIC? A Globo? A porteira lá do prédio? A senhora da cantina? E estaremos a falar da melhor novela brasileira da década ou, simplesmente, da melhor novela?
Quem não concordou, é certo, com esta avaliação foram os telespectadores – que nunca consideraram ‘Alma Gémea’, sequer, como a melhor novela do dia!, quanto mais da década. Considerando – e esta direcção da SIC já provou que é mesmo aconselhável considerarmos tudo e mais alguma coisa… – que o autor da promoção está mesmo convencido de que foi esta a melhor novela da década, então, bom, está praticamente tudo explicado.
Está explicado, antes de mais, que o autor desta ideia não teve tempo para espreitar um único episódio de ‘Celebridade’, ‘Senhora do Destino’, ‘Mulheres Apaixonadas’, ‘O Clone’, ‘Como uma Onda’ ou ‘Terra Nostra’, novelas da Globo, nem sequer de ‘Ninguém como Tu’, da NBP.
Está ainda explicado, por exemplo, porque a SIC se bate neste momento lado a lado com a RTP. Está explicado porque a melhor SIC dos sete meses de Penim (24 pontos de ‘share’) ainda não chegou à pior SIC dos quatro anos de Manuel Fonseca (26), já para não falar dos tempos de Emídio Rangel. E também está explicada porque, factualmente, a média acumulada da SIC em 2006 é a longa distância a pior… da década.
No meio de tanto equívoco, restam estas dúvidas finais: agora que ‘Alma Gémea’ terminou, qual será a melhor novela? ‘Belíssima’ ou ‘Floribella’? E será a melhor de quê? Do século ou do milénio?
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)