Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
6
14 de Fevereiro de 2009 às 00:00

O treinador do Benfica, Quique Flores, disse há dias numa entrevista a um jornal espanhol que 'não há nada a inventar no futebol, a única coisa que trouxe ao Benfica foi estabilidade'. Palavras sábias na boca de um jovem treinador que já conheceu as duas faces da moeda que são, de facto, a expressão da vida de um técnico de futebol, sempre entre a ‘besta’ e o ‘bestial’. Vem isto à conta do ‘glorioso’ despedimento de Luiz Felipe Scolari do Chelsea (com 17 milhões € no bolso). Permanente fautor de sentimentos de adesão/rejeição, Luiz Scolari marcou durante meia-dúzia de anos o futebol português, elevando-o a patamares nunca atingidos em termos desportivos mas, sobretudo, promovendo o envolvimento do povo com a equipa nacional num clima, porventura, irrepetível, recuperando ao mesmo tempo a bandeira nacional e um esquecido sentimento patriótico.

Isso e uma onda de auto-estima nacional o País deve a Luiz Felipe Scolari, queiram ou não os seus detractores. Mas será, na realidade, Scolari um treinador ‘genial’ – coisa que, digo eu, não existe – ou, como alguns pretendem, uma espécie de ‘vendedor de banha de cobra’? Scolari funciona na base de um ‘grupo fechado’, o ‘seu’ grupo, que motiva até ao limite e defende contra tudo e contra todos, e nisso ele é mestre. Mesmo no Brasil são poucos os que, como ele, foram campeões do Mundo. A heterogeneidade e as peculiaridades da equipa do Chelsea não se prestavam nem à formação de um ‘grupo fechado’, nem aos seus métodos informais e relaxados de treino. Mas por cá, se fosse a votos, para enleio do atrapalhado Madail, Scolari tinha outra vez o lugar de seleccionador garantido.

DE GÉNIO A BRINCA-NA-AREIA

Ricardo Quaresma não resistiu ao segundo falhanço estrangeiro da sua carreira de génio do futebol e, após as experiências falhadas do Barcelona e do Inter de Milão, aqui com a bênção milionária de Mourinho, está de ‘empréstimo’ no Chelsea. Mau grado o sucesso e os exaltados elogios no interregno portista, Quaresma é o que é: um brinca-na-areia.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)