Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
8
4 de Fevereiro de 2012 às 01:00

O consulado de Carvalho da Silva exerceu-se, durante os primeiros vinte anos, no quadro de um ambiente social estável e correspondeu, mesmo que com nuances, à fase europeia do sindicalismo em Portugal, bem expressa na participação de membros muito qualificados da CGTP no Comité Económico e Social, um órgão de composição mista destinado a promover a concertação na Comunidade Europeia. Carvalho da Silva também deixa uma CGTP combativa e reivindicativa, mas pautada por critérios próprios de organização e ordem, assim co-mo por um culto férreo da não-violência. A sua formação de síntese entre a doutrina social da Igreja e a militância no PCP garantiu um pacto plural no interior da central.

Arménio Carlos, dirigente comunista, chega num momento agónico do equilíbrio social em que se viveu. Refira--se que não foi o movimento sindical a iniciar o processo de alteração das regras estabelecidas. A doutrina oportunista de que não há direitos adquiridos, já denunciada pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça, teve neste governo o seu desbalizado executor. Deste ponto de vista, Arménio Carlos, com o seu discurso carregado de ideologia marxista, constitui a resposta imediata ao radicalismo ideológico neoliberal dos poderes que nos governam sem tino.

O líder da Inter iniciou o seu mandato, não só com essa resposta ideológica, que tanto pode ser lida a nível nacional como internacional, mas também com um anátema implícito à UGT, aproveitando a recente assinatura do acordo de concertação social, com um apelo ao recrutamento de novos membros para a CGTP, e fazendo um namoro cerrado às bases sindicais.

Por último, Arménio Carlos carregou no tópico da luta de classes, e era escusado. O governo promove a luta de classes sem o dizer. Mas a sociedade portuguesa só dará a vitória a quem for mais abrangente na resposta aos problemas do momento, e não a quem for mais sectário.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)