Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
4
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Maria de Belém Roseira

Abuso de crianças

Temos hoje plena consciência que o abuso sexual é uma ofensa à dignidade e, como tal, aos direitos fundamentais. Temos que ter hoje mais consciência que essa ofensa, quando cometida contra crianças – às vezes da mais tenra idade – ,é um crime repugnante e ultrajante.

Maria de Belém Roseira 27 de Maio de 2013 às 01:00

A circulação de pessoas, cada vez mais livre, e as tecnologias de informação fizeram dele um crime global, amplificaram-no para o tráfico de seres humanos para exploração sexual e acentuaram as suas características mais marcantes: um crime com impacto, não apenas no momento em que é cometido mas ao longo de toda a vida da vítima; um crime subnotificado, cuja verdadeira dimensão e extensão permanece, em grande parte, escondida; um crime com tendência a fazer da vítima, criança, um adulto agressor.

As suas implicações são trágicas, em termos de desenvolvimento pessoal, saúde mental, de custos sociais e económicos multidimensionais e pesados. Cabe-nos a todos, pois, enquanto seres humanos, lutar contra este flagelo, humana e socialmente insuportável.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)