Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
3
3 de Setembro de 2002 às 23:36
Gago Coutinho era um homem simples e humilde, características que só os homens de grande valor intelectual e humano possuem. Era também um grande patriota, além de amar o Brasil onde viveu e era acolhido de braços abertos.

Apesar de não gostar, foi alvo de muitos e rasgados elogios públicos. Júlio Dantas, por exemplo, escreveu: "Gago Coutinho foi o último Herói, o nauta sobrevivente dos Descobrimentos e navegações, que o génio henriquino inspirou." O almirante Sarmento Rodrigues afirmou, em 1969, que "Gago Coutinho era um exemplo vivo das mais altas virtudes tradicionais. Um herói e um sábio, homem genial e modesto e um símbolo que glorificou a Pátria."

Entre outras coisas, Portugal ficou a dever a Gago Coutinho e Sacadura Cabral a Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, realizada em 1922 entre Lisboa e Rio de Janeiro. Foi uma viagem aérea histórica e memorável, que incluía a difícil passagem por África para chegar à costa do Brasil. O almirante Gago Coutinho foi o primeiro navegador aéreo no Mundo que se dirigiu, no ar, por intermédio de navegação astronómica. Para que isso fosse possível, criou instrumentos e introduziu modificações no secular sextante utilizado a bordo de navios, para poder ser utilizado a bordo de aviões. Por isso ficou a ser conhecido, através da história mundial dos instrumentos de precisão, como o "Sextante System Admiral Gago Coutinho."

Apesar de tantas glórias conquistadas por Gago Coutinho para Portugal, ainda hoje não há um aeroporto com o seu nome. É uma das grandes injustiças que Portugal cometeu, ao não perpetuar o seu nome no principal aeroporto do País. Para reparar tão grave lacuna, permitimo-nos sugerir que o Aeroporto da Portela, que não representa nada nem ninguém, passe a chamar-se "Aeroporto Gago Coutinho". É o mínimo que Portugal pode fazer para homenagear o maior vulto da aviação portuguesa.

Esperamos, agora, que o Governo e o senhor primeiro-ministro aceitem a sugestão e prestem a devida homenagem a quem tanto elevou o nome de Portugal no mundo da aviação.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)