Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

José Rodrigues

"Ai aguenta, aguenta!"

A poucos dias da sua visita-relâmpago a Portugal, a chanceler alemã, Angela Merkel, certamente a pensar, como é habitual, nos seus eleitores, defendeu a necessidade de mais cinco anos de austeridade para que a crise na Europa seja ultrapassada.

José Rodrigues 5 de Novembro de 2012 às 01:00

Eventualmente a crise acabará por passar, mas o pobre Portugal aguentará mais cinco anos de sacrifícios, e ainda por cima sem crescimento económico? Alguns, como o presidente do BPI, Fernando Ulrich, responderão, com uma escandalosa ligeireza que só revela insensibilidade ou desconhecimento da realidade: "Ai aguenta, aguenta!" Poderá até aguentar, mas em que estado?

A continuar com esta estratégia de empobrecimento geral, assente em cortes sucessivos que nem sequer poupam a população mais desfavorecida, Portugal, que já atingiu uma situação que pode considerar-se de pré-ruptura social, arrisca-se a ser, para usar uma expressão de Eça, não um país mas um sítio mal frequentado… Leia-se, com cidades cercadas por bairros de lata, ruas invadidas por pedintes, insegurança em cada esquina, revolta por toda a parte...

É este o país que queremos? Não certamente, mas é, não tenhamos dúvidas, aquele que está a preparar-se para nós.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)