Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
2
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

F. Falcão-Machado

Algo sobre Chiapas

Quando falamos de Chiapas estamos a referir-nos a um estado do Sul do México que possui cerca de quatro milhões de habitantes e uma área de 73 887 quilómetros quadrados, o que significa que se aproxima do tamanho de Portugal.

F. Falcão-Machado 23 de Novembro de 2007 às 00:00
Embora seja tida como uma das regiões menos desenvolvidas do México, Chiapas possui uma História muito rica e complexa que contribui para lhe forjar uma individualidade com caracteristicas próprias e bem contadas nos nossos dias.
Além disso, sendo a região que alberga a maior floresta tropical do México, dispõe de extraordinárias belezas naturais: pensemos no famoso 'Sumidero', um rio de margens escarpadas que desaparece subitamente, tragado pelo solo; no vulcão activo de Tacaná, a 4080 metros de altitude; nos serenos lagos de Montebello; na reserva natural de 'El Triunfo', onde estão a ser protegidas espécies de fauna e flora únicas no Mundo; ou ainda numa típica cidade colonial como San Cristobal de las Casas, com ricas tradições culturais e onde acaba de se realizar o II Encuentro Nacional de Pueblos Mágicos.
Como facilmente se deduzirá, as inestimáveis potencialidades naturais e humanas de Chiapas têm transformado esse estado num destino turístico apreciado, sobretudo nos formatos mais recentes e mais evoluídos do turismo cultural e ecológico.
Infelizmente, Chiapas foi surpreendida à poucas semanas por inundações devastadoras. Os prejuízos materiais são incalculáveis, embora se conseguisse evitar que o número de vítimas assumisse dimensões mais sérias. E de imediato se gerou por todo o México um movimento exemplar de solidariedade que permitiu ir resolvendo as primeiras dificuldades.
Dias depois senti-me na obrigação de ir dar um abraço solidário ao meu amigo Juan Sabines, actual governador do estado e oriundo de uma família que já deu ao México notáveis poetas e servidores públicos. Homem dotado de uma reconhecida capacidade para reunir consensos políticos, Juan Sabines soube adoptar uma atitude decidida e incansável no enfrentamento da catástrofe e na minoração do rastro de sofrimento que recaiu sobre o povo chiapa. Que Deus lhe pague!
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)