Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

João Pereira Coutinho

Antenas em Atenas

Leio os jornais deste fim-de-semana e pasmo com uma ausência: a ausência da Grécia. Tirando honrosas excepções, nada do que se passa em Atenas importa para os comentadores da paróquia. E, no entanto, o nosso destino está em Atenas, não em Lisboa. <br/><br/>

João Pereira Coutinho 11 de Junho de 2011 às 00:30

A questão é simples: a Grécia precisa de mais dinheiro. Por ‘mais’, leia-se o mesmo, ou quase, do que já recebeu em 2010 e que não ressuscitou a economia doméstica. Culpa de quem? Para uns, culpa dos gregos, incapazes de aplicar o programa da troika com competência. Para outros, culpa da troika, que matou o doente com a austeridade da terapia. Seja como for, a Alemanha entende que, para passar um novo cheque, é preciso rescalonar a dívida grega. Tradução: obrigar os privados a chutar os prazos de pagamento em sete anos. O Banco Central Europeu discorda: os mercados não perdoariam o gesto e a Europa teria nos braços um novo Lehman Brothers.

Neste maravilhoso impasse, a Grécia caminha para a bancarrota e a expulsão do euro deixou de ser uma questão académica. Para os gregos e, desculpem o mau jeito, para nós. Bom fim--de-semana, povo!

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)