Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Leonardo Ralha

Caçadores de drones

Deer Trail é uma cidade do estado do Colorado que ganhou direito a mais do que 15 mil pageviews de fama ao anunciar que pretende criar licenças de caça que autorizam os residentes a caçar drones do governo federal.

Leonardo Ralha 19 de Julho de 2013 às 01:00

Se a iniciativa for avante, bastará pagar 25 dólares (cerca de 19 euros) para ficar habilitado a abater os aviões não tripulados que começam a encher o espaço aéreo dos EUA. Não tardaram a soar as vozes discordantes, rápidas a anunciar que a destruição de um desses drones pode ser punida com dez anos de prisão mesmo que o atirador tenha a licença em dia. Outros, mais práticos, acrescentaram que espingardas com balas de calibre 12 dificilmente causarão estragos, havendo também quem recorde que os aparelhos voadores não tripulados do Colorado pertencem quase todos a forças policiais locais e não às autoridades federais.

Excentricidades à parte, o pensamento que prevalece em Deer Trail é linear: se os drones podem provocar mortes telecomandadas no Iémen ou no Paquistão, não é impossível que num futuro distópico o possam fazer num bairro de Los Angeles controlado por gangues ou numa cidade do Colorado que resolva enfrentar Washington. E há que estar preparado.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)