Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
2
3 de Maio de 2005 às 00:00
1. E a quarto jornadas do fim, a SuperLiga ganhou mais uma figura: Pinilla. Numa jornada em que o grande vencedor foi o treinador do Sporting, o chileno tornou-se o segundo a conseguir marcar três golos num só jogo, para mais frente a uma equipa que ainda não perdera com os grandes. Na prática, os ‘leões’ mantiveram a pressão sobre o Benfica e garantiram que não haverá campeão antes do ‘derby’ da Luz, na 33ª jornada. Foi a primeira vez que o Sporting venceu um jogo da Superliga sem que Liedson marcasse.
2. O Benfica jogou melhor do que nos últimos três jogos e essa é a boa notícia para Trapattoni, a que se acrescenta o regresso de Simão aos golos. O encontro com o Belenenses ficou marcado por dois erros graves do árbitro Mário Mendes, um para cada lado. Vencer era essencial, mas não acrescentou alívio. Os ‘encarnados’ olham para o programa e percebem sem dificuldade que o mais difícil está para vir.
3. O FC Porto continua a fazer o que se exige: ganhar. A equipa de Couceiro jogou muito bem durante pelo menos meia hora e se chegou ao golo pelo atalho de um fora-de-jogo é porque os erros dos árbitros se sucedem. A três jornadas do fim, os portistas cimentaram a impressão de equipa mais tranquila entre as candidatas. O que não deixa de ser um feito de Couceiro. Com um calendário ‘tranquilo’, sonhar é possível. Os três grandes ganharam na mesma jornada apenas pela quarta vez. Mas, agora que tudo se decide, ei-los no pódio.
4. A demissão de Jaime Pacheco é uma das surpresas da temporada. Por parecer tão sólida a relação com os dirigentes do Boavista e por acontecer a três jornadas do fim. O treinador reconduziu o clube a um lugar de topo, com um plantel barato. Nunca serei adepto de uma equipa que não se preocupa em jogar bem, mas seria injusto não reconhecer o mérito de Pacheco.
5. Esta jornada confirmou o que se sabia: os lugares de descida estão entregues.
6. Também já se sabe que a geografia da próxima SuperLiga não mudará, com Paços de Ferreira, Naval e Estrela da Amadora a ocuparem os lugares de Moreirense, Beira-Mar e Estoril.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)