Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Octávio Ribeiro

Cavaco forte é urgente

No meio de uma profunda crise gerida por um sólido governo liberal, o sistema português não resistirá se o Presidente eleito há um ano vir amputada a sua maior arma – o poder do discurso em defesa do equilíbrio e dos mais fracos. Porém, os factos recentes dão-nos um Cavaco demasiado marcado pelo tropeção nas reformas. <br/><br/>

Octávio Ribeiro(octavioribeiro@cmjornal.pt) 18 de Fevereiro de 2012 às 01:00

Olhemos os últimos dias. Se fosse Soares, Cavaco teria avançado para a manifestação adolescente e o espectáculo abriria os noticiários. Mas Cavaco é Cavaco e, em maré rasa, não encarou os alunos numa visita abortada.

Ontem, Cavaco lançou uma meritória iniciativa – Portugal só terá futuro se nascerem mais bebés. Mesmo nesta profunda crise, ou principalmente nela, é necessário encontrar apoios de esperança para que os nossos jovens possam ter filhos.

Nenhuma alteração do tecido produtivo, nenhuma reforma da Justiça, nenhuma racionalização na Saúde – nada valerá a pena se a nossa classe média, urbana ou rural, continuar a somar medos do futuro por cada filho nascido. A espiral desta decadência, que põe em causa a sustentabilidade da Segurança Social e dispensa professores por falta de matéria-prima, é o tema desta nova iniciativa de Cavaco.

Mas o facto mais viral na comunidade noticiosa foi um Presidente que não conversou com os jornalistas. Os repórteres foram mantidos à distância na liturgia oficial. Ora estes cordões preservativos em torno do Presidente são péssimo sinal a quatro anos do final do mandato.

Portugal precisa de um Presidente forte. Cavaco tem de refazer a aura.

MAIS

José Ribeiro e Castro

O centrista lidera um movimento em defesa do feriado no 1.º de Dezembro. Celebrar uma mudança de regime sem festejar a independência é mais uma bizarria de um País à deriva.

MENOS

Godinho Lopes

Descartou Domingos e um projecto que dizia para o futuro. Com este ziguezague ficou claro que o novo presidente do Sporting vem na linha dos mais recentes: fraco e errático.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)