Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
5
27 de Setembro de 2005 às 00:00
O FC Porto isolou-se no comando. Tem mostrado um futebol infinitamente superior ao da época passada, ataca que se farta e o Estádio do Dragão regista enchentes. Por ora, é a equipa mais apelativa da Liga, mas o coronel holandês traz uma bota mal calçada. Este Porto de tracção dianteira encanta do meio-campo para a frente, mas é uma inquietação do meio-campo para trás.
O Belenenses perdeu sem discussão e até podia ter perdido por mais, mas repare-se que também podia, sem grande custo!, ter feito dois ou três golos no Dragão. Este desequilíbrio poderá ser disfarçado em Portugal [até porque uma vitória por 4-2 é sempre mais excitante que um seco 2-0...] mas não chega para a exigente Liga dos Campeões, que Adriaanse já disse querer ganhar.
Ora na Champions, os candidatos a sério defendem bem e não concedem um décimo do espaço que o Porto generosamente facilita ao adversário por força da sua obsessão ofensiva e das descompensações que ela provoca. Mas está claro que o Porto de Adriaanse jamais será uma equipa ‘boring’.
Há um ano, por esta altura, o Sporting tinha uns míseros cinco pontos. Agora tem 12 e está no 2.º lugar a um ponto do Porto. No entanto, o Alvalade XXI despediu a equipa e Peseiro com um coro de assobios. Foi-se o melhor futebol da Liga, foi-se 75% do meio-campo (Roca, Viana e Barbosa) e, ao que parece, voltaram as intranquilidades e as tibiezas que parecem fazer parte da essência do Sporting.
Realmente, não lembra a ninguém substituir Liedson por Beto contra um Setúbal reduzido a dez – é uma terrível confissão de angústia –, mas Peseiro já passou por crises bem maiores e safou-se. Koeman é que respira melhor. Deixou-se de experiências e os resultados começam a aparecer.
O Benfica ganhou muito com a vinda de Miccoli (basta atentar na ressurreição de Nuno Gomes) e se conseguir hoje um resultado positivo em Old Trafford pode ganhar um importantíssimo capital de confiança.
Braga e Nacional ainda não perderam. Os bracarenses são a única equipa europeia que ainda não sofreu golos (5 jogos 0-0 de Belgrado)... mas também não marca e vai em 270 minutos sem festejar. Foi para isso que Jesualdo chamou a atenção. E bem.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)