Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
5
27 de Junho de 2010 às 18:00

ACTUAL

NEM O FUTEBOL NA SIC VAI LÁ...

A melhor coisa que aconteceu à TVI, este ano, foi a SIC ter comprado o pacote de 18 jogos desinteressantes do Mundial 2010.

Esta decisão de compra de conteúdos fez com que os homens se dividissem entre a SIC e a RTP 1 e as mulheres se mudassem para o canal de Queluz. Acontece que com a transmissão de 32 jogos na RTP 1 e SIC, a média do mês de Junho da TVI não desceu! Pelo contrário... até subiu relativamente a Maio! Em termos práticos, as transmissões do Mundial na RTP 1 tiveram entre os 23,7% e os 80,2% de share médio.

É natural… os jogos de Portugal foram transmitidos na RTP 1 e o seu pacote de jogos era de primeira escolha. Já na SIC os jogos (de segunda escolha) tiveram resultados entre os 14,6% e os 37,3% de share médio. É claro que 37,3% de share é um valor excelente para a SIC, mas esse valor às 12h30 não adianta o suficiente no final do dia. Voltando à divisão de público, e já com a noção de que os horários de transmissão não foram fantásticos, em Junho houve 3 dias em que SIC e RTP 1 transmitiram jogos em simultâneo mas quem venceu nas audiências do horário foi a TVI com programação normal.

Se a SIC não tivesse comprado estes jogos seriam os seus conteúdos a lutar pelo mesmo público que acabou por ficar sozinho na TVI e não com quem consome futebol e que está na RTP 1. Na perspectiva da TVI o melhor foi não investir na compra dos tais jogos desinteressantes e guardar o dinheiro apostando nos direitos de transmissão dos jogos da 1ª Liga. 

MEMÓRIA

MUNDIAL DE 2006

No Mundial da Alemanha de 2006 os jogos principais foram transmitidos às 20h00 e não às 19h30. Essa simples meia hora de diferença significa, potencialmente, mais pessoas a ver e audiências mais altas. O facto de Portugal ter ido até ao jogo de terceiro e quarto lugares foi igualmente um factor que fez com que as audiências de 2006 fossem bem mais elevadas do que as de 2010… até agora.

TENDÊNCIA

COMO PODE ACABAR O MÊS

Neste momento, a TVI sai deste embate como vencedora. Junho arrisca-se mesmo a ser um mês normal para o canal de Queluz, embora ainda faltem uns dias para acabar.

É incrível como a RTP 1 consegue transmitir o Campeonato do Mundo de Futebol e não vencer a batalha das audiências. Incrível e indesculpável.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)