Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
8
6 de Março de 2007 às 00:00
O Sporting despediu-se do campeonato em Leiria. É muito bonito não perder fora, mas já não tem graça nenhuma empatar cinco vezes em seis jogos. O atraso para os rivais é grande e já vai sendo tempo de dizer que o desempenho do Sporting é suficientemente pobre para os adeptos não alimentarem mais fantasias: é sempre tudo em esforço, no limite e a ‘ferros’, não se vê ali o futebol fluído e afirmativo dos campeões. No capítulo estilístico o leão regrediu ao tempo de Octávio Machado e o melhor que Paulo Bento tem a fazer é concentrar as energias na Taça para evitar mais uma época de fracasso total. Convém lembrar que o Sporting não ganha um título oficial desde 18 Agosto de 2002.
A discussão do título está entregue ao FC Porto e ao Benfica, o que não é de espantar dado que são, de facto, as duas melhores equipas da prova. O Sporting, quando muito, poderá desempenhar um papel determinante nos jogos com o FC Porto e com o Benfica. Por falar nisso, a duas jornadas da visita ao Dragão Liedson levou um vermelho directo que o pode afastar desse jogo. As imagens da TV não são esclarecedoras e o próprio Paulo Bento sentiu necessidade de esclarecer que “não é nenhum anjinho”. Convinha que todos percebêssemos o que se passou.
Agora – não dentro de uns anos. Se calhar Liedson merecia mesmo ser expulso. Ou não. Era o cúmulo que em tempo de ‘Apito Dourado’ a luta entre FC Porto e Benfica pudesse não ser limpa. Os adeptos estão fartos de fraudes e a simples hipótese de a ‘coisa’ poder ser decidida com recurso a golpadas é intolerável. Porque insisto nisto, amigo leitor? Porque tenho consciência do estendal de vigaristas e vigarices que o futebol português produziu nos últimos largos anos. Porque me lembro muito bem de como eram os duelos FC Porto-Benfica nos anos oitenta e noventa...
E porque, mantendo-se em funções a maior parte dos implicados no ‘Apito Dourado’, tenho todo o direito – todo o direito – de suspeitar que a luta entre FC Porto e Benfica possa ser jogada em tabuleiros não respeitáveis, árbitros ‘habilidosos’ incluídos. Espero que a Liga faça tudo o que puder para evitar essa anormalidade. Palavra de honra. Domingo à noite estava a ver o resumo do Amadora-Marítimo e dava para contar os espectadores. Quinhentos? Pois.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)