Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
1
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Leonardo Ralha

Culpa para a mesa sete

O Plano Nacional de Vacinação é muito eficaz no sarampo, tétano e poliomielite, mas nada prevê para criar anticorpos que consigam combater o vírus da atribuição de culpa a quem se encontrar mais a jeito.

Leonardo Ralha 23 de Dezembro de 2011 às 01:00

 

Nos últimos meses tem sido Pedro Passos Coelho e seus ministros, instados a emigrarem para o deserto do Sahara numa carta aberta que se tem vindo a espalhar nas redes sociais, e cada nova medida de austeridade só potencia ainda mais essa situação.

Mais difícil do que fazer sair um prato de culpa alheia para a mesa sete é mesmo apontar o dedo para aquele ser que reside nas superfícies espelhadas à nossa frente. Bem que ele poderia ter feito outro curso, bem que ele deveria arriscar mais, bem que ele ainda vai a tempo de alterar o que não está a correr bem... A resolução de alguns destes problemas pode vir do facto de serem reconhecidos como tal. Outros implicam mudar de vida. Talvez até sair do País, como tantos outros fizeram, neste e noutros países, neste e noutros tempos.

Neste Natal de contenção, o melhor presente que cada um pode dar a si próprio é uma dose generosa de livre-arbítrio. E não a deixar a ganhar pó ao longo de 2012.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)