Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
7
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Armando Esteves Pereira

Empate no jogo político

Faltam dois meses e meio para as eleições legislativas e a sondagem CM/Aximage indica que há um empate nas intenções de voto entre os dois maiores partidos. A vitória do PSD nas europeias deu ânimo às hostes de Manuela Ferreira Leite, com o PSD a seguir uma tendência positiva à custa das intenções de voto no PS.

Armando Esteves Pereira(armandoestevespereira@cmjornal.pt) 10 de Julho de 2009 às 00:30

O PSD pode inspirar-se no slogan de Obama e dizer ‘Sim, ela pode’. Mas Sócrates também pode ganhar. O PS foi penalizado nas europeias por eleitores que preferiram ficar em casa e por outros que votaram no Bloco de Esquerda. Mas, mesmo entre os que preferiram castigar o Governo com cartão amarelo, votando no partido de Louçã, há muitos que nas legislativas podem voltar ao partido da rosa.

Como nota Jorge de Sá, director técnico da sondagem, há um ano os dois maiores partidos encontravam-se empatados. Só que ainda o Verão não tinha acabado e a crise financeira agravou-se. A crise, que no primeiro momento aqueceu a popularidade do primeiro-ministro, dando ao PS um avanço de 14 pontos no início de 2009, também ajudou a queimar o capital amealhado pelo primeiro--ministro junto dos eleitores. Até 27 de Setembro muita coisa irá acontecer e alguma pode condicionar intenções de voto dos portugueses, mas dificilmente na próxima legislatura teremos uma maioria absoluta de um só partido.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)