Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

F. Falcão-Machado

Epifania

Festeja-se hoje, 6 de Janeiro, o Dia de Reis, mais conhecido na liturgia católica como o dia da Epifania. A palavra ‘Epifania’ vem do grego e significa manifestação, assinalando para os crentes o reconhecimento do jovem Jesus como Deus-menino.

F. Falcão-Machado 6 de Janeiro de 2012 às 01:00

Não obstante, este dia é mais lembrado como a data da homenagem dos Reis Magos ao recém-nascido Jesus e a sua celebração popular, sobretudo nos países de raiz latina, está indissoluvelmente ligada ao bolo--rei e às tradicionais bagas de romã. Chegou mesmo a ser, noutros tempos, um dia mais festejado do que o do próprio Natal.

Importará, porém, recordar que a exactidão de qualquer destas datas não está historicamente comprovada e que os famosos Reis Magos não seriam propriamente soberanos, mas apenas astrólogos ou magos orientais. Além disso, os nomes que lhes são atribuídos – Gaspar, Melchior e Baltazar – não têm fundamento bíblico. Isto porém não retira o mínimo valor à importância simbólica do gesto da Adoração, significando, no entendimento da Igreja, que a salvação da Humanidade só é possível por via de Jesus Cristo.

Um bom tema para reflectir e nos encorajar no ano que se inicia.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)