Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
6
18 de Fevereiro de 2012 às 01:00

A Espanha está à beira de ser oficialmente declarada em recessão. 2011 fechou no vermelho (-0,3% de PIB, no último trimestre do ano) e com 23% de desemprego... Ora, a situação agrava--se seriamente neste primeiro trimestre de 2012. E, como uma desgraça nunca vem só, Madrid tornou-se suspeita de apresentarnúmeros ‘maquilhados’.

MARROCOS VÊ MAIS

Marrocos adquiriu o mais moderno sistema americano de radar embarcado, a versão XMC do SeaVue, e tornou-se o primeiro estado estrangeiro a obter esta novíssima tecnologia. O sistema pode ser montado em caças ou nos novíssimos ‘drones’ Predator também adquiridos aos EUA. Madrid já deu sinais de desconforto com o impacto na zona de Gibraltar deste avanço marroquino.

FORÇA E INFLUÊNCIA 

Para ganhar posições de influência no petróleo do Sudão do Sul, o Japão destaca para o novíssimo país uma força militar, com forte componente de engenharia. Um sinal de que Tóquio não pensa ficar passivo face à agressiva expansão chinesa e que sabe muito bem no que a influência se baseia... mesmo em tempos de ‘softpower’.

DÓLARES SECRETOS

A FED tem estado a apoiar os cofres do BCE desde há largas semanas. Um apoio tão forte quanto discreto.

verclaro.jm@gmail.com

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)