Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
7
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

F. Falcão-Machado

Está aí o Natal

Eis que chega o Natal! Talvez uma das épocas mais ansiadas pela gente nova, apesar de os circuitos comerciais tenderem a exagerar cada vez mais na antecipação dos anúncios destes festejos.

F. Falcão-Machado 23 de Dezembro de 2011 às 01:00

 

Olhando para o ano que finda, nem por isso se afigura que abundem as prendas para colocar no sapatinho de cada país. O crescimento económico mundial tem desacelerado e, principalmente, não tem conseguido beneficiar uniformemente as várias nações que integram a comunidade internacional. E, como sempre, são mais os diagnósticos que as curas.

Mas alguns ganhos foram alcançados: as campanhas a favor dos direitos humanos continuam a demonstrar persistência, enquanto os movimentos de promoção do estatuto da mulher conservam o saudável dinamismo que os caracteriza. A democracia reforça as suas raízes sobretudo no Norte de África e o despotismo vai vendo desaparecer alguns dos seus menos recomendáveis militantes. Em Portugal, parece que começamos a aprender, felizmente, a libertarmo-nos de subtis demónios interiores criados por um Euromundo que se desvanece. Um bom Natal para todos!

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)