Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
4
28 de Fevereiro de 2006 às 00:00
O Benfica venceu bem o Porto, o Sporting agradece... conclusão: o campeonato está completamente relançado, na medida em que o Porto perdeu – além da vantagem confortável – o favoritismo que detinha. O líder podia ter aniquilado de vez o Benfica [chegava o empate!] mas fracassou mais uma vez num momento decisivo.
É nprecisamente isto, mais do que o 3x4x3 de Adriaanse [já agora: tanta ousadia, tantos avançados e... cinco golos nos últimos seis jogos], que deve preocupar Pinto da Costa: o Porto mostra uma gritante incapacidade de afirmação nos jogos de ‘alto risco’, falta-lhe autoridade de campeão. Continua líder, é certo, mas estamos a falar de uma equipa que, excepção feita ao Inter (2--0), não conseguiu vencer nenhum jogo ‘grande’... e ainda tem de visitar Alvalade.
No Benfica impressionou a energia e a vontade férrea de ganhar – as ‘ganas’, como disse Koeman – quatro dias depois da batalha com o Liverpool. O inferno da Luz ajuda muito e parece evidente que o Benfica, de um modo geral, recuperou a fibra de outrora. E Koeman, ao contrário de Adriaanse, parece talhado para os momentos decisivos: tinha de ganhar e ganhou. Ponto.
O campeão reentrou na luta ironicamente graças a um deslize do grande Vítor Baía, mas, até ver, tem menos hipóteses do que o Porto e o Sporting, que passou a ser o concorrente directo dos ‘dragões’.
Na sensacional recuperação dos ‘leões’, o mérito de Paulo Bento é cristalino: recuperou uma equipa sangrada de vários pesos-pesados e moralmente desfeita e, em questão de meses, deu-lhe a consistência defensiva e o pragmatismo que lhe faltava nos tempos de Peseiro. O Sporting não encanta plateias como na época passada, mas, depois do colapso portista na Luz, tem o título perfeitamente à mercê. Sem ondas nem espaventos e com Liedson sempre em alta – mais um golo fabuloso.
À luta pelos três lugares na Liga dos Campeões juntou-se o Boavista [sensacional 2.ª volta] liderado por um tal de João Pinto. Está renhido o campeonato e a recta final promete. Oh se promete.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)