Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

José Rodrigues

Galinhas versus idosos

A Comissão Europeia decidiu multar Portugal (e mais 12 estados) por maltratar galinhas, confinando-as a gaiolas sem condições. Lemos isto e ficamos a pensar no absurdo desta preocupação com maus-tratos a galinhas destinadas à panela, numa altura em que a crise na Europa agrava drasticamente as condições de vida dos cidadãos, sobretudo os mais vulneráveis, perante a imperturbabilidade dos governos.

José Rodrigues 30 de Janeiro de 2012 às 01:00

Vem isto a propósito das recentes notícias de idosos encontrados mortos, em completo abandono, nas suas casas em Lisboa. Só neste mês morreram na capital pelo menos 12, e o drama promete aumentar com a crise. Mas o problema do abandono é apenas um dos muitos com que se confrontam os idosos deste País, vistos pela sociedade como ‘excedentes’, e pelo Estado, e muitas vezes pelas próprias famílias, como um fardo que urge aliviar a qualquer custo.

Se, como já escrevemos, este País não é para jovens, muito menos é para velhos, que nem sequer podem emigrar… A quebra da qualidade de vida, que os atinge com particular dureza, desvalorizando o aumento da esperança de vida, é afinal reflexo do retrocesso civilizacional em curso numa Europa mergulhada numa crise que é também de valores.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)