Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
6
17 de Janeiro de 2010 às 18:00

Tanto lá como cá a concorrência tem uma co-responsabilidade nesse facto. Record lá e TVI cá produzem novelas que nos dois países foram tendo, e têm, cada vez mais audiência. Lá, a Globo continua líder mas cada vez menos, e cá a SIC perdeu a liderança de dez anos, já lá vão cinco. A influência da perda de competitividade das audiências da Globo é indesmentível e isso levanta várias questões: o que fazer com as novelas que se percebe que vão ter má audiência? O que se podia produzir com o dinheiro que se gasta com a Globo? Se as novelas da Globo fossem emitidas na RTP ou na TVI isso seria bom ou mau para a SIC? E até quando é que a SIC continuará a ser o maior cliente mundial da Globo?

Na minha opinião, por muito baixas audiências que as novelas da Globo dêem à SIC, é esta que tem mais a ganhar com a manutenção do contrato que liga as duas empresas. É verdade que em cinco novelas, quatro serão fracassos de audiência nunca assumidos nem pela Globo nem pela SIC, mas há uma que gerará boas médias e poderá liderar, pelo menos, em vários dias. Quanto à maioria das novelas que têm más audiências, garanto que se fossem emitidas na RTP, por exemplo, era a SIC que ficava em lençóis bem piores do que está.

MEMÓRIA

‘Ciranda de Pedra’ estreou na SIC em Junho de 2008 às 23h00. As audiências foram tão más que a novela mudou para as 14h00 dois meses depois. Apenas 18 episódios mais tarde, foi relegada para as quatro da manhã. Em Janeiro de 2009, continuou de madrugada, mas só um episódio por semana, e desapareceu de grelha em Junho. Hoje voltou a estar no ar depois de duas interrupções e totalmente moribunda. Este é o destino típico de uma novela que se preferia nunca ter posto no ar.

TENDÊNCIA

‘Negócio da China’ é uma novela que ainda não foi transmitida na SIC com receio das audiências que pode ter. Está, como se diz, ‘na gaveta’ desde Outubro de 2008, porque naaltura foi a pior novela de sempre da Globo.E se foi a pior novela lá, pode ser a pior novela cá. Emiti-la ou guardá-la é uma decisão muito difícil de se tomar.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)