Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
6
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Eduardo Dâmaso

Governar ‘à Cavaco’

Uma das coisas que parecem cada vez mais evidentes em relação à legislatura que agora começa é que vamos ter um Governo ‘à Cavaco’. Um Governo que mimetiza o primeiro executivo minoritário de Cavaco (1986/87) no tamanho, mas, porventura, também na estratégia.

Eduardo Dâmaso(eduardodamaso@sabado.cofina.pt) 16 de Outubro de 2009 às 00:30

O próximo Governo deverá ser mais pequeno, ter um perfil mais político do que técnico e vai andar em permanente campanha eleitoral. Vai avançar obras públicas a eito, esfalfar-se por captar investimento estrangeiro, lançar (se lançar...) os temas fracturantes no início da legislatura, vai ser um Governo formalmente dialogante e ‘pensado’ para os quatro anos da legislatura. Cumpridos os pressupostos que, em caso de crise, permitam aparecer perante os portugueses com o discurso da responsabilidade patriótica em tempos de crise, Sócrates e o PS ficam à espera que apareça um PS como o de 1987, que abriu o caminho à maioria absoluta do PSD.

Sócrates vai seguir direitinho um guião escrito por Cavaco nesse tempo. Era uma época em que Cavaco queria ir do menos (governo minoritário) para o mais (maioria absoluta). Sócrates vem de um percurso contrário e perdeu 500 mil votos. Mas que não subsistam ilusões: o animal feroz -temporariamente-manso quer voltar a recuperar a maioria absoluta e tudo fará para a obter.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)