Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
1
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

F. Falcão-Machado

Migrações

Valerá a pena emigrar? Não há uma resposta única para a questão. Todavia, o debate em curso nos Estados Unidos sobre a reforma das leis de imigração fornece dados a reter. O tema possui obviamente grande influência em termos eleitorais.

F. Falcão-Machado 17 de Maio de 2013 às 01:00

Inicialmente, o partido republicano costumava invocar os problemas que a integração sociocultural de imigrantes trazia para a sociedade local, nomeadamente em matéria de segurança. Hoje, o seu discurso inclina-se para um alerta quanto aos custos que as vagas de imigração representam para o contribuinte americano. Desta visão contabilística resulta que apenas se facilite a entrada aos que já trazem consigo investimentos ou conhecimentos técnicos e académicos.

O partido do Presidente Obama, por seu turno, defende a tradição kantiana de abertura e liberdade que alimentou durante séculos o "sonho americano". Para os democratas, a imigração não constitui uma ameaça real para o emprego ou para a sustentabilidade da Segurança Social, desde que se afinem as estruturas de acolhimento dos que chegam.

O crescimento económico, porém, é que acabará por determinar a viabilidade daquelas opções.

Ver comentários