Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
5
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

João Pereira Coutinho

Milagres não valem

Gostei de ver Bagão Félix na SIC. Que disse o antigo ministro? Simples: que dependem do Estado sete milhões de pessoas. São funcionários públicos, reformados, desempregados e todo o tipo de dependentes. Talvez exista aqui algum exagero nos números.

João Pereira Coutinho 24 de Janeiro de 2010 às 00:30

Mas, se não são sete, são seis. A maioria da população. Se juntarmos a tudo isto os inquéritos da praxe, o retrato fica completo: os portugueses querem mais Estado, não menos. O ideal, presumo, era ter dez milhões a contribuir e a receber, em círculo perfeito.

Enquanto esse dia não chega, temos Pedro Passos Coelho e o seu livro ‘Mudar’, um manual de boas intenções onde o eterno candidato à liderança do PSD propõe menos Estado e mais iniciativa privada. A receita, confesso, merece um sorriso de simpatia. Mas merece também um sorriso de cepticismo. E uma pergunta aos nossos ‘liberais’: como transformar um país fortemente patrimonialista, que vê no Estado o mesmo tipo de divindade que certas tribos primitivas, num recanto de mais liberdade e responsabilidade pessoal? Um pedido: milagres não valem.

Ver comentários