Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
3
10 de Janeiro de 2006 às 00:00
O Sporting perdeu em Braga e terminou o jogo com uma série de miúdos em campo – David Caiado e Tomané (juniores), além de João Moutinho, Nani e Carlos Martins. No banco ainda estavam Semedo e Bruno Pereirinha. Não discuto a ‘fezada’ de Paulo Bento nos jovens valores da Academia (ele conhece-os bem) nem o modelo táctico utilizado neste e noutros jogos recentes.
A questão táctica aqui é outra e tem a ver com o desígnio do próprio clube. Parece-me que o Sporting devia, de uma vez por todas, definir qual é o seu objectivo no futebol profissional: se a ideia é assumir-se primordialmente como clube de formação/exportação de talentos, então a lista de convocados para Braga faz todo o sentido. Se a ideia é continuar a ser ‘grande’, lutando a sério pelo título, então o Sporting não se pode apresentar em campo algum com quatro profissionais minimamente maduros e experientes no onze inicial (Ricardo, Caneira, Douala e Liedson).
A crónica falta de dinheiro pode explicar alguma coisa, mas não justifica a falta de um rumo, de uma orientação estratégica clara. E essa não é da responsabilidade de Paulo Bento. Qual é o teu objectivo, Sporting?
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)