Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
7
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Leonardo Ralha

Nome acima do título

Uma das graçolas mais antigas de Hollywood refere-se à actriz que dorme com um argumentista para subir na carreira. Apesar de serem os primeiros criadores daquilo que virá a ser um filme, os que escrevem encontram-se no fundo da cadeia alimentar da indústria cinematográfica.<br/>

Leonardo Ralha 9 de Setembro de 2012 às 01:00

Como Portugal não é excepção a esta lógica, ainda mais assinalável é o cartaz de 'As Linhas de Wellington', produção de Paulo Branco sobre as invasões napoleónicas que não chegou a ser realizado por Raoul Ruiz. Acima do título surgem dois nomes: o de Valeria Sarmiento, viúva do cineasta chileno que aceitou substituí-lo, e o de Carlos Saboga, autor de um argumento que mostra o efeito da guerra nas pessoas.

Ter o 'name above the title' é uma honra que Frank Capra obteve por deixar uma marca muito própria nos seus filmes. Tal como Saboga tem feito, de 'O Lugar do Morto' a 'Aqui d'El-Rei!', de 'Os Mistérios de Lisboa' até 'As Linhas de Wellington'.

Seguindo o exemplo de muitos antes de si, Carlos Saboga prepara a estreia enquanto realizador. 'Photo' pode chegar às salas ainda neste ano.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)