Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
4
4 de Julho de 2010 às 00:30

Em termos de resultados, ‘Supermiúdos’ teve uma performance muito decepcionante. O concurso começou a 29 de Março e, nas suas 61 edições, não conseguiu convencer os telespectadores. A sua média de 17,7% de share ficou aquém do seu antecessor ‘Jogo Duplo’, apresentado por José Carlos Malato, com 21,7%, que esteve no ar desde Agosto de 2008. O facto de ‘Supermiúdos’ ter feito descer o resultado do horário não abona o formato, nem a Endemol, nem a decisão editorial da RTP 1 em transmiti-lo. Agora, para corrigir o tiro chamam-se dois pesos pesados (trocadilho não intencional): José Carlos Malato, que se acredita ser um apresentador mais consensual e que aproxima mais pessoas, e um formato vencedor.

A nova versão de ‘Quem Quer Ser Milionário’ aparece, depois das referências fantásticas no filme de Danny Boyle de 2008 e (mais importante) mais de 10 anos depois de originalmente ter estado no ar na RTP 1 com Carlos Cruz a apresentá-lo. Esta nova versão está na linha do serviço público da RTP – é um concurso de cultura geral que agrega público, aproxima telespectadores de todas as idades e pode melhorar, enfim, o horário nobre da estação. Em suma, é uma má notícia em potência para a SIC, que tem um prime time igual à sua estratégia de programação, desajustada, ciclópica e à deriva.

MEMÓRIA

‘Quem Quer Ser Milionário’ esteve no ar na RTP 1 por cinco vezes. Foi apresentado pelo grande Carlos Cruz, pela Maria Elisa Domingues (um erro de casting), por Diogo Infante e, em duas ocasiões distintas, por Jorge Gabriel. A última vez que esteve no ar foi no primeiro semestre de 2008, registando uma média, nada famosa, de 20,8% de share.

TENDÊNCIA

Acredito que este novo ‘Alta Tensão’ possa dar outro fôlego à RTP 1, mas esta não é a única mudança no prime time de amanhã. A TVI termina hoje a novela ‘Sentimentos’, que amanhã já não estará no ar – apesar de ser difícil de considerar um conteúdo que começa cinco minutos antes da meia-noite como um conteúdo de prime time.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)