Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
7
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Octávio Ribeiro

O CM não desiste da esperança no País

Prezadas Leitoras e caros Leitores, quando os nossos jovens saem para a rua numa imensa manifestação de desagrado sem rumo. Quando a crise esmaga a vida dos portugueses e arrasta o que resta da soberania económica para Berlim e Bruxelas. Quando o regime democrático se esvai em descrédito, mas não há melhor para propor – o momento não é de desistir e baixar os braços.

Octávio Ribeiro(octavioribeiro@cmjornal.pt) 19 de Março de 2011 às 00:30

Este período crítico que vivemos, dos mais graves que já enfrentámos na nossa longa História, impõe a todos os que amam Portugal o dever de mudar hábitos enraizados de conformismo. É necessário dizer não ao destino para onde nos empurram décadas de despesismo cego e desenfreado. É necessária uma grande onda de regeneração. Uma onda tranquila mas enérgica, que refaça a ética da República. Uma onda para varrer o cancro social da grande corrupção, que semeia pobreza por todo o lado e colhe fortunas injustificáveis guardadas em discretos bancos e offshores.

A indignação sem sentido, prioridade ou hierarquia só pode servir oportunismos perigosos. É necessário identificar a origem do maior mal e exigir medidas eficazes de combate.

A legislação que enquadra a luta contra a corrupção e o tráfico de influências tem merecido duras e fundadas críticas de investigadores, magistrados e ilustres juristas. Sem resultados práticos.

Deste impasse, desta cegueira ávida da maioria da classe política, resulta a iniciativa do CM. A nossa petição, que visa a criminalização do enriquecimento ilícito, mereceu a adesão de três dezenas de milhar de cidadãos. Que por este meio usaram um instrumento constitucional: apelar à ponderação do Legislador.

Com este simbólico suplemento onde constam todos os nomes destes leitores que não desistem de criar um País melhor, celebramos o nosso 32º aniversário. Reafirmando esperança e compromisso: o CM continuará livre, independente e responsável. Num diário espelho onde mostramos Portugal.

Obrigado a todos os que nos lêem. Parabéns pela coragem e pelo inconformismo.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)