Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
1
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco J. Gonçalves

O coxo e os ceguetas

As presidenciais norte--americanas do próximo ano prometem ser uma corrida entre um coxo (Barack Obama) e um cego (o candidato republicano, seja ele qual for).

Francisco J. Gonçalves 14 de Dezembro de 2011 às 01:00

O actual presidente desiludiu a tal ponto o seu eleitorado que só ganhará por manifesta incompetência dos rivais.

Mas, atenção! A mais recente sondagem revela que 53% dos americanos não aprovam Obama e coloca-o com apenas 5% de vantagem sobre Newt Gingrich, actual favorito à nomeação pelo Partido Republicano.

Gingrich, diga-se, parece o melhor dos pretendentes da oposição ao ‘trono’ de Washington. O que não é grande mérito. De facto, o anterior favorito foi Herman Cain, candidato negro que pretendia disputar o eleitorado ‘colorido’ a Obama mas que acabou por se revelar demasiado ‘technicolor’ no tocante a obsessões sexuais.

Quanto aos outros... Mitt Romney disse em Julho que Deus criou a América "para dominar o mundo", e ainda assim é visto como mais moderado do que Michele Bachmann e Rick Perry.

Que dizer, pois, de Newt Gingrich quando afirma que os palestinianos "aprendem o terrorismo na escola"? No mínimo, é um diplomata. Mas com um maiúsculo ‘D’, de ‘Dummy’ (idiota).

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)