Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
9
23 de Abril de 2010 às 00:30

Mas mais espantoso ainda me parece ser esta defesa da tolerância de ponto devido à visita de Bento XVI a Portugal. O argumento: nós somos um país maioritariamente católico e o governo está apenas a responder à “sensibilidade” da população. Como é óbvio, Portugal é apenas um país estatisticamente católico, com índices cada vez mais baixos de prática religiosa regular (como a própria Igreja admite). Num país efectivamente católico, jamais o “sim” teria vencido num referendo ao aborto. A maior parte da população está-se nas tintas para a vinda de um Papa que é impopular entre os católicos praticantes, quanto mais entre os que só vão a casamentos, baptizados e funerais. Portanto, aquilo que temos com esta abundância de tolerâncias de ponto é um governo de esquerda a querer ser mais papista do que o Papa, e a transmitir os piores sinais possíveis numa altura em que se vive uma crise económica devastadora. A não ser que Sócrates pense que a única coisa que resta fazer pela economia portuguesa é rezar.

AMOR À PRIMEIRA VISTA: AS CRÓNICAS DE ZÉ DIOGO QUINTELA

Quando não está vestido de plástico amarelo em anúncios de 20 segundos, Zé Diogo Quintela escreve crónicas nos jornais. O livro ‘Falar É Fácil’ reúne os textos por si assinados no falecido ‘O Independente’ e no ‘Público’ ao longo dos últimos cinco anos. Da próxima vez que lhe falarem em PEC, baixe o som da televisão e leia duas ou três destas crónicas. Não cura. Mas alivia.

15 MINUTOS DE FAMA: APRENDER A ESCREVER EYJAFJALLAJOKULL

O vulcão islandês que parece ter sido baptizado através de um murro no teclado do computador (alguém já aprendeu a escrever Eyjafjallajokull sem fazer copy/paste?), desferiuumsocono queixo da Europa, com consequências devastadoras para a aviação. Nunca ninguém vai fixar o seu nome, mas os seus efeitos – e a noção da nossa pequenez – perdurarão na memória de todos durante muito tempo.

ENTREVISTAS IMAGINÁRIAS

"VITÓRIA DO BENFICA FOI UM TÚNEL NO FUNDO DA LUZ": Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto

– O senhor tem 72 anos, está há 28 à frente do FC Porto, já ganhou meia centena de títulos no futebol, para que é que se vai recandidatar outra vez à presidência do clube?

– Se tivesse sido campeão não me recandidatava, mas não sendo…

– Não sei se acredite nisso, senhor presidente. Acho que se tivesse sido campeão arranjava outra desculpa qualquer.

– Nada disso. Prometi a mim próprio que se duas condições fossem cumpridas, sairia pelo meu próprio pé. 1) O Porto ser campeão. 2) O Hulk transformar-se num gigante verde de calças lilases durante os festejos de vitória. Isso infelizmente não aconteceu, e agora não vou permitir que os lampiões se habituem a festejar no túnel do Marquês.

– Já cá faltava essa piada.

– Ah, mas eu tenho mais. Quer ver: "Este ano o Porto não teve ‘tunelagem’ suficiente para fazer face ao Benfica." Ou então: "Em vez de ser uma luz ao fundo do túnel, a vitória do Benfica no campeonato é um túnel no fundo da Luz." Que tal?

– Muito giro.

SINAIS DE TRÂNSITO

Inês de Medeiros, Deputada e actriz

Pista de aviação: Enquanto milhares de passageiros ficavam em terra, a deputada do PS teve autorização de descolagem por parte de Jaime Gama. Eis o bom senso reduzido a cinza.

Cavaco Silva, Presidente da República 

Via reservada a transportes públicos: Foi a novela da semana: saber como Cavaco chegaria a Portugal, com crianças e jornalistas a bordo. Terá a TVI adquirido os direitos?

Mário SoaresApocalíptico do PS

Telefone de emergência: Soares olhou para o vulcão islandês e torceu o nariz: "humm, há aqui mão humana." O aquecimento global tem as costas mais largas do que o Corcunda de Notre Dame.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)