Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
2
27 de Setembro de 2005 às 00:00
Mas o futuro pode mostrar que Manuel S. Fonseca foi apenas uma vítima das circunstâncias. De um organigrama que não elege líder abaixo de Balsemão. E do casamento de longa duração com a Globo. Só o futuro dirá se o problema da SIC se chamava simplesmente Fonseca.
Quanto às circunstâncias: o êxito financeiro em que resultou o lançamento da SIC Notícias e os movimentos no sentido de fundir a produção de conteúdos noticiosos fez descurar a qualidade e intensidade da informação oferecida pela SIC-mãe – não é só a programação que não tem funcionado.
As audiências da informação generalista deixam cada vez com mais frequência o último lugar das preferências para a oferta com a marca SIC. Programação e informação têm de funcionar como dois remos de um só barco. O da SIC tem andado à deriva.
No plano do organigrama: a SIC ‘pós-Rangel’ viu o mais celebrado patrão da Comunicação Social resolver dividir para gerir. O modelo bicéfalo – Direcção de Informação e Direcção de Programas com estratégias (?) diversas e por vezes divergentes nunca obteve a liderança no mercado português após o advento das televisões privadas.
Falhou na TVI, falha na RTP, e continuará a falhar na SIC enquanto num dos projectos, por ora a TVI, a decisão for coerente e agilizada pela concentração do poder de grelha num único e máximo responsável – terá Balsemão achado que podia desempenhar esse papel?
Por fim, o longo compromisso com as novelas da Globo, que se estende até ao final desta década, fez desviar a SIC do caminho estruturante da produção em economia de escala de ficção nacional. Submetida às oscilações temáticas dos produtos Globo, a SIC fica também sujeita à cíclica saturação que assalta o consumidor português face ao excesso de produtos com pronúncia brasileira.
Todas estas razões vão muito para lá de uma ou outra má opção na compra de formatos para combater a liderança da TVI.
Sem que Balsemão ataque os problemas mais profundos, qualquer Director de Programas está condenado ao insucesso no universo SIC.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)