Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
1
5 de Dezembro de 2010 às 00:30

Cito as palavras de memória, mas o que recordo com certeza é que Raul Durão, o jornalista que também apresentava o ‘Telejornal’ na altura, não disse logo que Sá Carneiro e Amaro da Costa tinham morrido, tal o choque provocado pela notícia. Outras informações seguiriam dentro de momentos. Ontem, fez trinta anos que Sá Carneiro e Amaro da Costa morreram – e, com eles, a primeira Aliança Democrática entre PSD e CDS, mas, sobretudo, um modo que parecia diferente de fazer política, com mais coragem e menos ‘tacticismo’.

Sinal da desesperança e da falta de perspectivas que se vivem em Portugal, nunca como nos tempos que correm se publicaram e venderam tantos livros sobre Sá Carneiro, das memórias de Conceição Monteiro, a eterna secretária do líder do PSD, à excelente biografia do jornalista Miguel Pinheiro. ‘Camarate - um caso ainda em aberto’, de Freitas do Amaral, resume em título uma fractura que continua a dividir os portugueses: a queda do Cessna em Camarate foi um atentado ou um acidente?

O tempo talvez tenha suavizado as divergências, mas seria bom que se exorcizassem de uma vez por todas os fantasmas de um dos maiores fracassos da Justiça, que continua a ensombrar a democracia portuguesa.

Reabrir as investigações no Parlamento sobre Camarate é a melhor forma de honrar as memórias de Sá Carneiro e Amaro da Costa.

SEMANA SIM: ERNÂNI LOPES

Portugal "é um doente que não morre" e que também "não fica bom", dizia Ernâni Lopes, um homem sério que destoava de algum circo político dominante. O economista exigia mais valores e responsabilidade nos mercados como na vida política. O exemplo merece ficar para além da sua morte, na passada quinta-feira.

SEMANA NÃO: GILBERTO MADAÍL

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol fez um espectáculo lamentável na quinta--feira depois de se saber que é a Rússia e não a dupla Espanha--Portugal quem vai organizar o Mundial de 2018. Gilberto Madaíl não é obrigado a saber perder, mas convém manter algum desportivismo na hora da derrota.

OS MODELOS E OS FOTÓGRAFOS

"Model Mayhem, onde os modelos profissionais encontram os fotógrafos profissionais." É assim que se anuncia esta página na internet e é isso mesmo que oferece a quem a procura: um vasto catálogo de modelos e candidatas à profissão, provenientes, sobretudo, dos Estados Unidos. Merece uma visita prolongada.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)