Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
2
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Acácio Pereira

O tráfico de pessoas

Por via de um alerta da Comissão Europeia, ficou a saber-se que os crimes conexos ao tráfico de seres humanos estão a aumentar em toda a Europa. Mas as condenações diminuem, o que é extremamente preocupante.

Acácio Pereira 26 de Junho de 2012 às 01:00

Em Portugal há já bastante tempo que o SEF está na linha da frente de campanhas de consciencialização da população, pelos resultados da sua investigação criminal e pela realização de acções preventivas. Destas últimas, foi exemplo a campanha ‘Não estás à venda’, que chegou a milhares de jovens em idade escolar e que os alertou para um perigo bem actual.

Por outro lado, só por ingenuidade se poderia pensar que estávamos imunes a estas formas de exploração sexual, trabalho escravo, tráfico de órgãos humanos, casamentos de conveniência, entre outros, abrindo inclusivamente as portas da Europa ao flagelo do terrorismo. Aqui, apesar dos inúmeros sucessos no campo da investigação, é necessário não perder a iniciativa. Cabe ao Governo assumir as suas responsabilidades, nomeadamente através do reforço das competências e dos meios do SEF.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)