Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
1
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Miguel Alexandre Ganhão

O túnel português

Na série norte-americana ‘The Bridge’ (‘A Ponte’), existe um túnel que liga El Paso (EUA) a Juárez (México).

Miguel Alexandre Ganhão(miguelganhao@cmjornal.pt) 10 de Outubro de 2013 às 02:31

Por esse túnel passam imigrantes ilegais, armas e droga. Através do túnel estão ligadas duas realidade sociais completamente diferentes. A terra americana das oportunidades, onde reina a lei e a ordem, e um local sem esperança e sem segurança do lado mexicano. Portugal parece estar ligado à Zona Euro por um túnel semelhante. Do lado de lá estão a prosperidade e o bem-estar; do lado de cá, o sacrifício e a pobreza. Também por este túnel passam emigrantes que procuram novas oportunidades de sucesso e uma vida melhor.

Mas a construção é frágil e a todo o momento ameaça ruir, apesar dos esforços desesperados de quem o construiu e o manteve ao longo de todos estes anos.

O objetivo final é fechar o túnel, substituindo-o por uma ponte ampla e luminosa que outrora já ligou os dois destinos. Mas trata-se de uma tarefa árdua e longa, que não admite incompetências nem falsos saudosismos de quem atravessava a ponte em carros importados pagos pelo Estado e metia os quilómetros nas contas de empresas públicas.

É preciso continuar a escavar por mais alguns anos. A luz ainda brilha ao fundo do túnel...mas ele é muito comprido.

tunel the bridge portugal zona euro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)