Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
17 de Setembro de 2002 às 23:27
Acrescenta ainda que, "actualmente, a principal prioridade é limitar a construção de novos aeroportos e procurar a racionalização do tráfego, através de regras de gestão e da utilização de aviões de maior porte."

Na verdade, apenas Lisboa, Berlim e Paris têm projectos para novos aeroportos. Será que Lisboa também faz parte do lote de países ricos como, neste caso, a Alemanha e a França?

Seja como for, todos os restantes aeroportos europeus continuam a ter capacidade suficiente para receberem o esperado aumento de tráfego aéreo. Talvez por isso, muita gente do mundo empresarial e aeronáutico está contra a construção do novo aeroporto na Ota e dum aeroporto civil na Base Aérea de Beja, que não serve os transportadores aéreos nem a economia nacional.

Um caso a investigar pelo Governo antes de gastar o dinheiro dos contribuintes na concretização deste projecto do governo socialista, feito à medida dos interesses de alguns militantes locais...

Em 2001, os aeroportos nacionais movimentaram 17,825 milhões de passageiros e 129 mil toneladas de carga. O Aeroporto de Lisboa movimentou 9.356.838 passageiros e 82.903 toneladas de carga.

Ao contrário das expectativas criadas pelo anterior Governo para justificar a construção do novo aeroporto na Ota - um atentado à soberania nacional - o tráfego no Aeroporto de Lisboa diminuiu substancialmente.

No entanto, o aeroporto de Madrid vai duplicar a sua capacidade operacional até 2004, prevendo movimentar anualmente 70 milhões de passageiros! A nível mundial, Madrid já é o 16.º aeroporto e está em 5.º lugar na Europa.

Para se compreender a nossa pequenez aeroportuária na União Europeia, basta referir que em 2001 os aeroportos Heathrow e Gatwick, em Londres, movimentaram 91 milhões de passageiros; Charles de Gaulle e Orly em Paris, 71 milhões; Frankfurt 49 milhões; Amesterdão 39 milhões; Roma 25 milhões; Zurique 21 milhões e Palma de Maiorca 19 milhões. Ou seja, este aeroporto regional espanhol movimentou mais passageiros que todos os aeroportos nacionais e mais do dobro do Aeroporto de Lisboa.

Uma vergonha que parece não envergonhar os responsáveis por esta situação aeroportuária.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)