Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
6
12 de Setembro de 2010 às 00:30

O discurso do Estado da União de Durão Barroso, que inaugurou na terça-feira passada a sessão legislativa do Parlamento Europeu, pode ter passado despercebido a muitos portugueses. Mas foi um sinal do que nos espera. Portugal vai começar a ser dirigido à distância por um comando alemão a partir de Bruxelas.

A ideia do "imposto europeu" defendida pelo presidente da Comissão, como a proposta de um "governo económico europeu", apresentada por Diogo Feio do CDS e apoiada, entre outros, por Paulo Rangel do PSD, são passos firmes a caminho de um federalismo em construção acelerada. A crise económica justifica a urgência, sobretudo em relação aos famosos "países do sul", como Portugal, Espanha e Grécia.

Cereja em cima do bolo de Berlim, a fiscalização das contas nacionais pela Comissão Europeia, numa espécie de visto prévio de Bruxelas, representa o fim das amplas liberdades orçamentais. Por tudo isto, não faz qualquer sentido a encenação política montada por José Sócrates à volta do próximo Orçamento do Estado: ou cumpre as regras, ou recebe uma moção de censura europeia. Um livro de pouco mais de 100 páginas já tinha avisado. ‘Economia Portuguesa – As últimas décadas’ de Luciano Amaral não pode ser mais claro: Portugal é um país endividado a caminho de se transformar numa região subsidiada. Falta saber se os alemães estão dispostos a pagar a nossa crise.

SEMANA SIM

MEMÓRIA DO 11 DE SETEMBRO

Há datas trágicas que não podem ser apagadas da memória colectiva. O 11 de Setembro de 2001 é um desses dias e deve ser lembrado por todos. Os ataques terroristas da Al-Qaeda ao coração dos Estados Unidos, com a morte de 2996 pessoas, mostrou a vulnerabilidade da superpotência e do mundo ocidental.

SEMANA NÃO

ADVOGADOS DE CARLOS CRUZ

O desespero é mau conselheiro e só isso pode explicar a profusão de entrevistas e declarações de Carlos Cruz e dos seus advogados. A ameaça de divulgação dos nomes de todas as figuras públicas envolvidas no processo da Casa Pia parece ser mais um tiro no pé. É aos tribunais que Carlos Cruz tem de provar a inocência.

HOT NET

UM CLÁSSICO DOS BLOGUES

Criado em Agosto de 2003, o blogue E Deus criou a mulher é já um clássico da internet portuguesa. Um sítio de muito bom gosto onde se juntam fotografias e vídeos das mulheres mais bonitas do mundo. Miguel Marujo é o autor e também escreve sobre assuntos mais pesados, como a política nacional, no Cibertúlia.

Ver comentários