Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
5
6 de Janeiro de 2012 às 01:00

Ora, parece que um grupo de cidadãos não apreciou tais declarações – como eu não apreciei –, mas em vez de se ir queixar ao serviço psiquiátrico do Hospital de Santa Maria resolveu interpor queixa no DIAP. E, para meu grande espanto, o Ministério Público ordenou a abertura de um inquérito. Eu não sei se o Ministério Público abre inquéritos a todas as queixas pírulas que lhe aparecem na caixa do correio, mas assim de repente apreciava que a justiça portuguesa não dedicasse tempo à caça aos gambozinos. E desde que Pinto Monteiro anunciou que iria investigar as agências de rating que eu não ouvia coisa tão disparatada.

A questão é: será que no DIAP ninguém tem mais nada para fazer? Será que há funcionários tão entediados que digam para si próprios: "O que agora me estava mesmo, mesmo a apetecer era investigar o pensamento de Otelo Saraiva de Carvalho." Por amor de Deus. Otelo já não conduz chaimites há décadas. Não tem um arsenal de G3 enterrado no quintal de sua casa. A liberdade de expressão existe para que possamos dizer parvoíces e não sermos chateados por causa disso. Deixem o homem falar em paz.

SINAIS DE TRÂNSITO

ESTACIONAMENTO AUTORIZADO: MITT ROMNEY, CANDIDATO REPUBLICANO

Estacionamento autorizado Venceu as primárias no Iowa, mas por escassa diferença de votos. Ainda assim, é o principal favorito a enfrentar Obama.

TÚNEL: RICARDO RODRIGUES, DEPUTADO DO PS

Sempre que alguma coisa cheira a esturro, ele está lá. Apagar referências à maçonaria? Não se recorda muito bem. Bruxo.

PASSAGEM DE NÍVEL COM GUARDA: ASSUNÇÃO CRISTAS, MIN. ORD. TERRITÓRIO

Passagem de nível com guarda Deu a cara pela nova lei das rendas e demonstrou toda a sua versatilidade e boa preparação. É uma mais-valia do governo.

ENTREVISTAS IMAGINÁRIAS

"Não fugimos aos impostos. Fugimos é de Portugal": Alexandre Soares dos Santos, empresário

– Caro Alexandre Soares dos Santos, a transferência da holding da sua família para a Holanda é uma fuga aos impostos?

– De forma nenhuma, como aliás já foi publicamente esclarecido. Esta transferência não tem implicações fiscais e não há qualquer alteração da carga fiscal que incida sobre os dividendos.

– Sim, mas os holandeses ficam com uma parte do imposto que antes ficava em Portugal.

– É um facto.

– Mas então, se pagam os mesmos impostos, porque é que não deixam antes esse dinheiro em Portugal?

– Porque nós queremos crescer internacionalmente, e crescer a partir de Portugal é muito mais complicado, até pelas dificuldades de financiamento.

– Ou seja, a holding não foi para a Holanda para fugir aos impostos. Foi só para a Holanda porque já não acredita em Portugal.

– É isso mesmo. Não há aqui qualquer desonestidade. Apenas uma profunda descrença.

AMOR À PRIMEIRA VISTA

NOS BRAÇOS DE UM MELANCÓMICO

Nuno Costa Santos criou uma grande personagem com um grande nome: o "melancómico", um filósofo do quotidiano munido de dois sacos de plástico, sempre a meio caminho entre a comédia e a tragédia existencial. Agora, o melancómico chegou finalmente a livro, numa sucessão de máximas espertas, frases sábias e filosofia de bolso que nos fazem pensar na vida. Já é muito.

15 SEGUNDOS DE FAMA

SER OU NÃO SER MAÇON, EIS A QUESTÃO

Deve um líder parlamentar dizer se pertence à maçonaria quando confrontado com uma pergunta directa de um jornalista? Sim, deve. Nesse sentido, o nem confirmo nem desminto de Luís Montenegro foi um desastre. A maçonaria não é uma reunião de vendas de tupperwares: é um lóbi, e um lóbi poderoso, alegadamente com influência profunda nas secretas. Se Luís Montenegro não quer responder à questão, só tem de fazer uma coisa: abandonar os cargos públicos.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)