Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Maria de Belém Roseira

Passa-culpas

Aagenda política foi marcada, nos últimos dias da semana passada, pela divulgação de um documento interno do FMI que reconhece erros profundos no desenho do Programa de Assistência Financeira à Grécia e, consequentemente, aos outros países da Europa na mesma situação.

Maria de Belém Roseira 10 de Junho de 2013 às 01:00

Não é o primeiro reconhecimento de erro, por parte do FMI. Ainda há alguns meses tinha concluído que se enganara a avaliar o potencial negativo do efeito multiplicador da descida abrupta da despesa pública relativamente à economia e ao emprego.

Se em relação a este engano nada aconteceu – e as autoridades económicas e politicas continuaram a insistir na metodologia, com ligeiros amaciamentos das medidas –, não se poderá esperar muto desta segunda contrição.

Ao contrário, aquilo a que se assiste não é a um movimento para arrepiar caminho perante os terríveis resultados, mas antes a um passa-culpas entre o FMI e a União Europeia, como se isso fosse o importante no quadro de tragédia social em que vivem os países sob assistência.

Pobres povos, nas mãos de tão insensíveis decisores!

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)