Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
4
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

João Vaz

Pensar nos outros

Cientistas de Harvard descobriram que as redes sociais dão mais prazer do que o sexo, porque no Facebook as pessoas falam de si próprias o dobro do habitual. Narcisismo puro, ampliado pela net ao tamanho do mundo.<br/><br/>

João Vaz 20 de Maio de 2012 às 01:00

A globalização exige, porém, que pensemos nos outros: que é essencial manter a Grécia no euro; melhorar as condições de trabalho na Índia, China e outros países; acabar com a fome.

Aflitos com o desemprego, a austeridade e as injustiças, os portugueses enquistam-se. Só queremos que nos ajudem a nós. Desdenhamos até da Grécia, quando os dois estados se endividaram igualmente a comprar submarinos à Alemanha, num desvario de corrupção e luvas.

Precisamos, porém, de pensar. Ser tão críticos perante a austeridade como sobre o crescimento. Recordo só dois factos: a austeridade da anterior intervenção do FMI, solucionada com inflação e obras públicas, deixou na miséria quem pela idade não pôde beneficiar da retoma. Sob a ditadura, nos anos 60, quando o crescimento em Portugal igualava os tigres asiáticos, mais de um milhão de portugueses teve de emigrar à procura de pão no estrangeiro. São mesmo estes caminhos que queremos repetir?

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)