Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
8 de Fevereiro de 2009 às 00:30

2) ‘O Curioso Caso Benjamin Button’, com Brad Pitt, que se estreou no outro dia nos cinemas, deu na TV na semana passada. Como? Porque pirataria não é só com os somalis ou nas lojas chinesas. Tais canais (como o Drew Movies) não fazem parte da grelha normal: são emitidos apenas pela net – e são tão legais como uma nota de sete euros. Fazem parte do crescente fenómeno das TV on-line, evolução natural de sites como o YouTube. Só que, em vez de simplesmente postarem clipes, os internautas criam os seus canais de TV, com programação integral 24 horas por dia. Essas estações-pirata ficam agregadas a sites como o popular Justin.tv, e também são acessíveis via softwares que podem ser instalados gratuitamente, como o Megacubo. Atenção: violam os direitos de radiodifusão e de autor.

3) A notícia veio no ‘South China Morning Post’, jornal privado de Hong Kong. Com crise ou sem crise, os media estatais chineses estão a investir seis mil milhões de euros para "criarem órgãos internacionais de notícias". Entre os envolvidos: a agência Xinhua, a rede televisiva CCTV e o ‘Diário do Povo’, do Partido Comunista. O plano inclui um canal no modelo da Al-Jazeera.

4) Houve quem jurasse que este mês a TV analógica seria desligada nos EUA, saindo definitivamente do ar. Nicles. E agora os Republicanos do Congresso estão quase a ceder aos Democratas, para adiar o fim do sinal analógico. Segundo o instituto Nielsen, sete milhões de lares ficariam sem televisão, com a digitalização compulsória. A verdade é que a TV digital ainda não vingou em nenhuma parte do Mundo. Motivos: falta de conteúdo em HDTV, défice de identidade do sistema e a maldita crise…

5) Nos EUA, a nova campanha da Pepsi na TV mimetiza o slogan de Obama. E a tentacular geladaria Ben & Jerry criou o sabor ‘Yes, Pecan!’ (pecan é uma noz americana). E foi só o presidente dizer que tem um Blackberry e pimba: publicidade enviesada na TV. Resultado: pela primeira vez, o ocupante da Casa Branca vai restringir oficialmente o uso da sua imagem. A gota de água foi o lançamento televisivo das bonecas Malia e Sasha, "inspiradas" nas filhas de Obama.

6) A melhor coisa da RTP N até agora: a safra de pivôs. Todas mulheres, novinhas em folha, seguras e competentes. Sempre com a pergunta bem calibrada. Assim, sim.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)