Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
8 de Fevereiro de 2004 às 00:00
A SIC está mesmo decidida a baixar uma das suas principais bandeiras da era pós-Rangel: a do respeito pelos telespectadores no que toca, especialmente, ao cumprimento dos horários e da estabilização das grelhas. Há sinais muito evidentes de uma nova maneira de fazer televisão em Carnaxide, que passa agora por tentativas experimentais, assim ao género do ‘deixa-cá-ver-se-pega’.
Um caso é, como já aqui referi duas vezes, o que se passa no chamado horário de acesso – a ponte que faz a entrada para o ‘Jornal da Noite’. Ora, o que se tem visto é que Manuel Fonseca, o director, vive mergulhado num mar de dúvidas desde que, no espaço 19-20 horas, RTP (com ‘O Preço Certo em Euros’) e TVI (com ‘Morangos Com Açúcar’) acabaram com um domínio histórico da SIC nesse horário, que, por seu lado, demorou muito tempo a reagir a uma nova realidade que talvez nem sequer ainda tenha percebido na perfeição.
Depois de algumas experiências mal sucedidas (com trocas de novelas e com a deslocação de um ‘pedaço’ da ‘New Wave’ para fazer o turno das 19h30…), Manuel Fonseca deu esta semana mais uma demonstração das dificuldades que atravessa. ‘Chocolate com Pimenta’ (a novela que, repito, modestamente lhe sugeri como a melhor opção para as 19 horas) continua aí a ser testada, mais ou menos em regime de ‘dia sim, dia não’. Ou seja, os espectadores de um determinado produto da SIC começam a ter razões para duvidar seriamente da estabilidade da grelha que lhes é apresentada. Ainda por cima, a semana que aí vem traz novidades. E que, neste aspecto (o da fiabilidade), são pouco animadoras.
A tal ‘New Wave’, de acordo com a programação que é distribuída à Imprensa, vai desaparecer. Pura e simplesmente. E ‘Kubanacan’, que até hoje foi (quase) sempre para o ar por volta das 23 horas, passa para o início da tarde. Como se explica que uma novela – por muito má que seja, como é o caso – possa ser (des)tratada desta forma? Será que quem acompanhou ‘Kubanacan’ até agora vai poder continuar a fazê-lo? Quem vê, por hábito, televisão às onze da noite pode fazê-lo igualmente, de segunda a sexta, às quatro da tarde? Os públicos são os mesmos? Claro que não. Manuel Fonseca sabe isso, muito bem, mas actua aqui com total desrespeito por centenas de milhares de seguidores da SIC. Cheira a desorientação, sinceramente.
Entretanto, e essa será uma das razões para o anunciado desaparecimento da ‘New Wave’, Carnaxide tem produção nacional pronta a estrear (aliás, pronta há muito tempo…). Hoje, às 21h15, arranca a série ‘Só Gosto de Ti’, que será sempre exibida ao domingo e segunda-feira (será mesmo?). Amanhã é a vez de ir ao baú buscar ‘O Jogo’, novela que está pronta há mais de um ano e que só agora vai começar. Fica a promessa de passar de segunda a sexta, às 22h45, onde antes estava a mal-amada ‘Kubanacan’. O que eu desconfio é que é mesmo só a promessa…
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)