Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Pedro Santana Lopes

Política é sempre feita de mudança

Uma onda de indisfarçável ânimo espalhou-se pelo País e atingiu também as campanhas autárquicas.

Pedro Santana Lopes 16 de Agosto de 2013 às 01:00

As notícias sobre a evolução do PIB, em Portugal, no segundo trimestre deste ano, podem mudar o panorama das eleições autárquicas. Note-se que esses dados do INE e da Comissão Europeia mostram que Portugal foi o país da União Europeia com maior crescimento nesse período por comparação com o trimestre anterior. É obra!

Antes de 29 de setembro não teremos outra divulgação de dados, com a mesma importância, sobre a economia portuguesa. O terceiro trimestre acabará só no dia seguinte ao do sufrágio eleitoral. Pode surgir uma notícia sobre um ou outro aspeto mais parcelar mas, em princípio, não mais do que isso.

Ora, não pode ser negado o impacto que tiveram essas notícias. Há muito tempo que os Portugueses não ouviam algo semelhante. Assim, uma onda de indisfarçável ânimo espalhou-se pelo País e, naturalmente, atingiu, também, as campanhas autárquicas.

Até há poucos dias, como se sabe, era prognosticada uma rotunda vitória da Oposição e, em especial, do Partido Socialista. Mas os acontecimentos das últimas semanas, a confirmação da liderança de Pedro Passos Coelho, o refrescamento do Governo, alguma agitação interna no maior partido da Oposição e estas novas sobre a economia, mudaram consideravelmente o panorama.

Repete-se que eleições autárquicas são muito específicas e as sondagens conhecidas bem demonstram as diferenças de Município para Município (por exemplo, de Lisboa para o Porto e de ambas para Coimbra).

Neste momento é mais provável que o Governo não seja incomodado na noite das autárquicas. Pelo menos, em percentagem global de votos. Quem o diria, aqui há umas semanas?

Pedro Passos Coelho pode voltar ao Pontal com a satisfação enorme de calar os que agora queriam dizer que as suas palavras do ano passado, no mesmo local, não tinham encontrado correspondência na realidade.

Pedro Santana Lopes política mudança autárquica INE Comissão Europeia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)