Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
6
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco Moita Flores

PORRA?

O professor abandonou as lições de política, e já não é professor, tornou-se vítima, até possivelmente ser candidato à presidência da República”.

Francisco Moita Flores 10 de Outubro de 2004 às 00:00
Devo o título desta crónica à celebridade do momento e que vai ocupar o canto das citações dos grandes clássicos. É atribuída ao homem, e na sua inteireza mais profunda é confissão de intenso dramatismo. Cito: “Não sou paneleiro. Porra!”
José ‘White Castle’ assombrou o país. Ninguém lhe esperava semelhante proclamação pública e muito menos haveria alguém que seriamente se preocupasse com o facto, e cito um clássico menos célebre, do homem ser ou não ser.
Aplaudo-lhe o desassombro, não por causa de ele ser ou não ser, mas porque aprendi com ele que porra! é uma interjeição chique. Se o conde de ‘White Castle’ a diz, rapaz de mesuras infinitas, preocupado com a eloquência da delicadeza fina, é porque ‘porra’! é chique. Porra!
Sabendo-se em que ilustre personagem fui buscar o sustento para esta mediana crónica de bons costumes sempre direi que, como retribuição ao talento, o Zezinho é promessa: quando for remodelada a ministra da Educação está ali um sujeito que merece ser pensado.
Antes de usar outra vez a fina interjeição que José ‘White Castle’ socializou para a socialite, deixem-me esclarecer o seguinte: não conheço o dr. Gomes da Silva, ministro. Dizem-me que é benfiquista. Por isso sou contra. Mas se este país não deu em doido, e não pode ter dado visto que ‘White Castle’ ensina boas maneiras na televisão, o ministro cansou-se de ouvir o seu camarada Marcelo zurzir o governo e vá de enviar recado e declarar indignação. O ministro disse que não era próprio o homem arengar durante quarenta e cinco minutos sem contraditório. O professor zangou-se (tenho cá para mim que fez que se zangou) e saiu do ecrã. Porra! E a quinta das celebridades decidiu gritar medrosa contra a ameaça sobre a liberdade de expressão e pelo que leio, a coisa é mais pretexto do que texto.
Jorge Sampaio, que em tempos também chegou a roupa ao pêlo ao professor pelas mesmas razões, decide demonstrar a sua preocupação com a liberdade e chama a vítima do coice ministerial a Belém. O PS, que durante meses sacudiu o professor porque, sem contraditório, dava dicas sobre a forma de governar o povo socialista, viu aqui o caminho da glória e vá de apoiar o professor e apontar o dedo acusador ao governo: és tu, miserável! És tu o grande culpado da porra da falta de liberdade de imprensa, e logo a seguir, toda a esquerda que sempre protestou contra a ausência de contraditório e de pluralismo a ‘arrear a jiga’ (Diga-me ‘White Castle’: ‘arrear a jiga’ é de bom tom?) e a chorar de luto a perda do professor.
Agora não concordo com o nosso conde ‘White Castle’ que detesta a maledicência. Acho que o governo existe apenas para isso – para dizermos mal. Porra(da) no governo só faz bem à saúde e enrija o nervo de quem governa. E se a gente não chegar, sobretudo os barões do PSD que lideram o ataque contra o governo do PSD, chamamos o Frota, companheiro do nosso ‘White Castle’ que, segundo reza a notável biografia da criatura, para além da pornografia também se dedica às lutas marciais, coisa que dá jeito quando toca a aviar.
Enquanto isto vai com este folclore, marchas e balões, cantigas na rua, foguetes com fartura e o nosso homem a dar lições de boas maneiras, já que o professor abandonou as lições de política, e já não é professor, tornou-se vítima, até possivelmente ser candidato à presidência da República, e aí conta com o meu voto pois mais vale uma vítima em Belém do que duas vítimas a voar, desconfio que ainda há por aí um país para governar e que, já agora se não levam a mal, merecia ser discutido. A crise, que já era velha, agora é maior pois o ‘jet set’ já diz porra! E quando o ‘jet set’ assim fala e a classe política brinca à liberdade de expressão, no jogo mais cínico que assistimos depois da última derrota do meu Sporting, vale a pena uma pessoa preocupar-se com as boas maneiras? Porra!
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)